Vinte e dois anos depois da execução de Gol D. Roger, o interesse em One Piece diminuiu exponencialmente. Muitos desistiram da ideia de obtê-lo por achar isso impossível e outros questionam a veracidade de sua existência. Entretanto, os piratas ainda representam uma grande ameaça para a vida dos cidadãos de diversas partes do globo e a Marinha se tornou o efetivo dispositivo de supressão ao fenômeno. Mas essa lacônica mudança não demove o espírito aventureiro dosPiratas do Chapéu de Palha, que começam a sua jornada através da Grande Linha, onde o fervor da Grande Era dos Piratas ainda é forte, em busca do tesouro de Roger. Embora os Chapéus de Palha frequentemente encontrem-se em apuros com outros piratas, eles ainda estão sofrendo com a perseguição do Governo Mundial e da Marinha, e atualmente todos os membros tem cabeça a prêmio!
É visto em One Piece, várias figuras de linguagens, estruturas literárias e características de romances, como heroísmo do protagonista e uma capacidade maior que o comum.
É o Tesouro de Gol D. Roger ou Gold Roger, considerado o Rei dos Piratas. Está enterrado na Ilha de Laftel, a última ilha da Grande Linha, que foi alcançada somente por ele e sua tripulação. Suas últimas palavras antes de sua execução pública foram "Minhas Riquezas e Tesouros? Se vocês quiserem eu os deixo pegar. Procurem por ele, eu deixei tudo naquele lugar". Com essas últimas palavras começou a era dos piratas e todos os piratas foram para a Grande Linha atrás do maior tesouro do mundo que foi chamado de One Piece. É dito que quem encontrar este tesouro será o novo Rei dos Piratas. No final da guerra em Marineford, o pirata Edward Newgate (Barba Branca) confirma que o tesouro One Piece é real.
Literalmente "Frutas do Demônio", que dão habilidades especiais a quem as consumir. São raríssimas e difíceis de encontrar, por isso mesmo, sendo extremamente valorizadas (segundo dito por Buggy, o preço de venda chega a 100.000.000 de berries). A principal fraqueza de seus usuários é o mar: quando tem a maior parte do corpo submersa nele, o usuário perde sua força. Um material misterioso chamado pedra Kairouseki ("Miragem do Mar"), que emite a mesma energia do oceano, também causa esse enfraquecimento. Usuários com poderes concedidos por Akuma no Mi são relativamente raros nos quatro mares, mas bastante comuns na Grande Linha.
As Akuma no Mi podem ser divididas em três categorias distintas: "Paramecia","Zoan" e "Logia".
Frutas que dão ao usuário poder de modificar sua estrutura corporal (no caso do Luffy, que é feito de borracha; Nico Robin, que pode criar partes do seu corpo em qualquer lugar ; Buggy , que pode se separar em partes;etc.).
Frutas que transformam os usuários em animais. Possui três fases: Humana; meio-humana, meio animal; e animal. Alguns usuários são Chopper(que comeu a Hito Hito No Mi); Dalton(que comeu a Ushi Ushi No Mi, Modelo Bisão); e Rob Lucci(que comeu a Neko Neko No Mi, Modelo Leopardo). Chopper conseguiu encontrar uma fórmula para aumentar o número de transformações para 7. Foi revelado que existem Zoans especiais, como as Zoans Mitológicas. Como por exemplo, Marco, Comandante da 1ª divisão de piratas do Barba Branca, que comeu a Zoan mitológica da Fênix; e o Capitão Pirata X Drake, que comeu a Zoan das antiguidades do [Tiranossauro].
O tipo mais forte, que permite ao usuário controlar e transformar seu corpo em poderes elementares, como fogo (Ace), eletricidade (Enel), fumaça (Smoker), gelo (Almirante Aokiji), Magma/Lava(Almirante Akainu), e até mesmo a luz (Almirante Kizaru). Esse tipo de akuma no mi tem vantagens e desvantagens, a vantagem é que você não leva ataques corporais(a nao ser que seja a logia do Aokijique congela o corpo ou do Barba Negra que "suga" o poder das akuma no mi, ou ainda usando o Haki) já a desvantagem é ter os "inimigos naturais" por exemplo no caso do Enel(eletricidade) é o Luffy(borracha).
Haki (覇気?) tem como significado literal a palavra "ambição/aspiração". O Haki está dentro de todas as pessoas no universo de One Piece, sendo a diferença entre sua, ou não, utilização por parte das mesmas. É dividido em dois tipos: "Kenbum-Shoku Haki", ou "Cor da Observação", é um tipo de haki que sente a "presença" do inimigo, com ele é possível saber a posição, o número e os futuros movimentos do inimigo; "Busou-Shoku Haki", ou "Cor do Armamento", é um tipo de haki em que se cria uma espécie de armadura invísivel próximo ao usuário, usado para ataque ou defesa; com ele também é possível acertar usuários de Akuma No Mi e estender seus efeitos a armas e munições. Entretanto, há também um Haki especial, extremamente raro, que é dito existente em uma de cada milhão de pessoas, e que pessoas extremamente famosas no mundo são frequentemente dados com esse tipo de haki.[5] Chama-se "Haoushoku" (覇王色, Haōshoku?), traduzido como "Haki do rei", ou "Cor do Rei Conquistador". É o Haki da intimidação. Com ele é capaz de derrotar monstros enormes só com o poder do olhar. Dessa forma, sendo um Haki superior aos demais, ele pode ser controlado, mas não treinado, dado que sua força cresce à medida que a força do usuário em si cresce.
O mundo de One Piece é mantido em equilíbrio de forças entre três grupos:
Há, contudo, grupos contraditórios a autoridade imposta pelo Governo Mundial como os revolucionários o grupo guerrilheiro liderado pelo pai de Luffy,Dragon.
Embora seja irmão de Luffy, muitos chegam a duvidar disto à primeira vista, no que se refere à personalidade dos dois. Muito mais inteligente e educado, a única semelhança que os dois possuem é no que diz respeito à força, embora Luffy nunca tenha derrotado o irmão, e o quanto ambos gostam de uma boa festa. Há muito tempo atrás, Ace juntou-se aos piratas de Shirohige, logo se tornando o comandante da segunda divisão e adquirindo fama por todo o mundo. Ace tem grande respeito por Shirohige, e deseja torná-lo Rei dos piratas. De vez em quando, Ace é visto comendo, e dorme em meio às refeições, sendo que, quando acorda, após terminar de comer, ele tende a fugir do local sem pagar a conta.
Foi morto por Akainu no episódio 483, após o ataque em seu peito, após proteger seu irmão, Monkey D. Luffy.
Um dos mais poderosos membros de toda a Marinha, Aokiji é um dos poucos membros do alto escalão que não lutam sempre tendo o ideal de justiça absoluta guiando-o, ao invés disso, ele segue sua própria conduta de justiça preguiçosa. É um homem bastante tranquilo, preguiçoso e sonolento, mesmo quando está dando em cima de mulheres. Ele possui grande admiração por Garp e parece estar em débito com o vice-almirante.
O atual homem mais poderoso do mundo, não se pode dizer que ele vai ser o próximo a conquistar o One Piece, já que seu maior objetivo ao se lançar ao mar, era de ter uma família. Edward Newgate é atualmente o pirata mais temido de todo o mundo, e o único que já fora capaz de rivalizar Roger em poder. Shirohige é uma pessoa que tem um carinho todo especial por seus homens, inclusive chamando-os de seus filhos. Quem quer que ataque um de seus homens, está fadado a sentir a fúria dele. Em comparação, com pessoas que não são parte de sua tripulação, ele tende a ser até rude. Sempre imponente, apenas seu nome é o bastante para evitar que qualquer um pense em tocar em algo que está sob seu comando, como ilhas inteiras, por exemplo.
No episódio 485, Barba Branca foi morto em batalha por Marshall D. Teach, porém trouxe a esperança pelo One Piece, novamente aos piratas.
Gol D. Roger, o falecido Rei os Piratas, executado há 22 anos e o único homem a chegar até o fim da Grand Line, a ilha de Laftel, juntamente com seu bando. Este foi o homem que inspirou toda uma geração e criou através de suas últimas palavras a Grande Era dos Piratas. Ele era conhecido como Gold Roger, mas seu nome verdadeiro foi dito por Kureha. Gold Roger, de acordo com Brook, era apenas um novato há uns 40, 50 anos atrás, ou seja, entre 18 e 28 anos antes de sua execução. O navio de Roger, o Oro Jackson, foi construído por Tom, em Water 7, usando a lendária madeira da árvore Adam. Roger também foi a Skypiea, e somado ao fato anterior, o mais certo é afirmar que Luffy agora toma a mesma rota que uma vez Roger tomou. Durante seu tempo como pirata, seus maiores rivais eram Monkey D. Garp e Edward Newgate.
Abaixo seus nomes e recompensas:
Depois do TimeSkip de 2 Anos
O primeiro tankobon foi publicado no Japão em Dezembro de 1997. Até dezembro de 2010, a série já contava com 612 capítulos lançados pela Shonen Jump. Os primeiros 597 capítulos lançados foram reunidos em 58 tankobons.
No Brasil, o mangá foi lançado pela Editora Conrad até esta sofrer uma crise interna, que o ocasionou o cancelamento de diversos títulos, incluindo One Piece, até que em fevereiro de 2012, a Editora Panini começou a republicar a série no Brasil em duas edições diferentes, uma mensal, desde o primeiro volume, e outra, bimestral, a partir do volume 36, já que a Conrad havia parado no 35, a editora tem obtido bastante sucesso com o mangá desde então.
É costume nos mangás começar os capítulos com uma imagem de algum personagem, seu autor utiliza-se delas para mostrar acontecimentos paralelos aos do capítulo corrente, centralizando personagens secundários. Assim, qualquer um que aparecer durante as sagas é um possível "protagonista" aqui. Cada coleção é composta por uma média de 35 capas.
Criado para entreter ainda mais seus leitores, o autor brinca com o equivalente a "Onde está o Wally?". Durante as cenas dos capítulos pode-se, de vez em quando, muito bem escondido, aparecer uma figura estranha, o Pandaman. Seu formato é inconfundível: corpo humano com cabeça de panda. Há diversas aparições dele pelo mangá e pelo anime, geralmente no meio da multidão, algumas vezes aparece nas aberturas ou fundo da tela.
Com a popularidade que One Piece atraiu nas páginas de seu mangá, logo seria transformado em anime, atingindo assim uma quantidade ainda maior de pessoas. A adaptação da série para televisão estreou em 2000 entretanto já havia sido lançada uma versãoOVA um ano antes. A série foi licenciada pela 4Kids para as Américas.
Como a maioria dos animes, One Piece é uma adaptação animada do mangá. Produzida pela Toei Animation.
A série animada, por sua vez, foi transmitida sem grande repercussão pelo Cartoon Network, em 2006, na TV paga, e pelo SBT, em 2008, na TV aberta. Em ambos os canais, a famigerada edição editada pela empresa americana 4Kids foi usada. Houve a tradução da música de abertura e encerramento, sendo modificadas para um rap. Logo após um relançamento especial para DVDs houve uma nova abertura sendo mais fiel a abertura original. Apenas 52 episódios foram dublados e adquiridos até o momento.